Usar Matter nos Shelly Gen3

Ao contrário dos dispositivos da Gen4 que vêm de fábrica com a versão de firmware mais recente, suporte a Zigbee e Matter de origem a Gen3 apenas viu esta funcionalidade habilitada a partir da versão 1.6 do firmware disponivel para a maioria dos dispositivos compatíveis. Desta forma para garantir que consegues utilizar Matter nos dispositivos da Gen3 é necessário atualizar o firmware para a versão mais recente antes de poder ativar a mesma na interface de configuração dos teus Shelly.

E é compatível?

Para saber se o dispositivo é compatível com o Matter assim como alternativa para os dispositivos que não vão ter suporte oficial podes consultar o link da página de suporte oficial ou a página oficial da entidade certificadora.

Caso o dispositivo faça parte dos Shelly compatíveis basta seguir os passos abaixo para atualizar o firmware via aplicação, selecionando o Shelly que quer atualizar, carregando na ultima opção do lado esquerdo e em Versão do Firmware para poder ativar Matter tem que ter a versão 1.6 ou superior, caso não tenha basta carregar em Atualização:

Ou através do IP do dispositivo usando um computador ou no browser de um dispositivo móvel sendo sempre recomendado a versão estável mais recente e não a versão Beta:

Depois de reiniciar automaticamente após a atualização terá agora a opção Matter diretamente na página do dispositivo ( os prints acima do Pro2PM são apenas como exemplo para atualizar, este modelo não suporta Matter).

Posteriormente basta do lado esquerdo na nova opção Matter, selecionar para ativar, salvar e reiniciar o dispositivo:

Ficando o código QR e Manual disponivel de imediato para adicionar via Matter ao seu sistema compatível

Perguntas Frequentes:

Não estou a conseguir aceder á página do dispositivo através do IP por defeito 192.168.33.1, como consigo resolver o problema?
Caso já tenha configurado o seu Shelly para ligar-se á rede sem fios da sua casa, ele agora terá um IP atribuído pelo seu router, pode na aplicação da Shelly na opção Informação do Dispositivo ver qual o IP atual de forma a poder aceder ao mesmo. Em alternativa pode também fazer reset e ligar-se diretamente á rede Wifi criada por defeito pelo seu Shelly (ex: shelly1PMGen3-xxxxxx) .

A opção Matter não aparece listada, o que faço?
Confirme que o dispositivo aparece na lista de compatibilidade e que tem a versão 1.6.0 ou mais recente de firmware instalada.
Perdi o código de integração/instalação Matter que vinha na caixa como posso obter o mesmo?
Ao desativar e ativar a opção Matter o dispositivo gera um novo código QR/manual para integração.
O Shelly é compatível com HomeKit?
Se tiver um dispositivo Gen3 compatível atualizado para a versão 1.6 ou superior ou da Gen4, com o Matter ativo pode adicionar diretamente ao Homekit sem qualquer problema.
Como faço para associar o Shelly á Apple Home?
Basta abrir a aplicação Apple Home no seu dispositivo Apple compatível, carregar no + no canto superior direito e adicionar acessório no próximo passo basta digitalizar o código QR que vem na caixa do equipamento caso se trate de um Gen4 ou através da página do dispositivo caso não encontre o papel com o código ou se trate de um Shelly Gen3.
E se tiver um dispositivo Gen3 sem suporte ou uma versão mais antiga?
Nestes casos pode utilizar um plugin que faz a integração indireta com Matter. Para isso pode consultar a página do plugin desenvolvido por terceiros Matterbridge diretamente na página de Github do mesmo. Uma vez que este plugin não é desenvolvido pela Mauser nem pela Shelly o suporte ao mesmo e questões que possa ter têm que ser dirigidas ao programador do mesmo através do github.

Podes encontrar a resposta a mais dúvidas na zona de FAQ’s do nosso site ou no site oficial de suporte da Shelly.