Asssim que um dispositivo tiver o firmware alterado, reverter para o firmware de origem da Shelly não é possivel.

Informação Adicional:  Recomendamos que considere com cuidado a escolha de firmware a usar. O firmware de origem do Shelly está optimizado para performance, confiabilidade e integração facilitada no ecosistema de dispositivos Shelly.

É possivel com a utilização de scripts customizados nos dispositivos Gen 2/3.

Informação Adicional: Muitos dos nossos clientes conseguiram criar e implementar scripts que descarregam o preço da eletricidade actual e configuram o consumo permitido(ligar e desligar os dispositivos Shelly em determinados equipamentos não essenciais) de acordo com o valor da eletricidade.
Isto permite um controlo inteligente e eficaz em termos de custo do consumo de energia.

Exemplo:
Seppo Sutinen: GitHub URL
Martin Kangur: GitHub URL

Existe 3 formas de fazer reset a um dispositivo shelly, directamente na aplicação entrando dentro das definições do dispositivo que quer restaurar as definições se o mesmo estiver a funcionar correctamente e quiser apenas repor as definições de fábrica.

Pode se estiver numa divisão isolado a um disjuntor usar o mesmo para fazer reset, bastando desligar o disjuntor aguardar 2 segundos e voltar a ligar, repetindo o processo 5 vezes. Não recomendado se tiver vários dispositivos Shelly ligados no circuito do mesmo disjuntor pois irá fazer reset a todos os dispositivos.

Usar o botão Físico nos shelly’s que têm o mesmo, carregando durante cerca de 10 segundos. Pode procurar mais informação na KB da Shelly colocando o modelo + factory reset como exemplo Shelly Plus 1 Factory Reset: https://kb.shelly.cloud/search.html?l=en&max=10&ol=&q=Shelly+PLUS+1+factory+reset&s=knowledge-base&start=0

Atualize o Shelly 3EM para a versão de firmware 1.12 ou superior, onde foi introduzida a funcionalidade de suporte para o neutro. Siga os passos abaixo para calibrar o mesmo:

  1. Bloqueie a pinça que vai usar no N à fase A, não desbloqueie a pinça A.
  2. Escolha para calibrar o N a partir do A.
  3. Se a calibração falhar, Inverta o N e tente novamente.
  4. Quando a calibração der como resultado , bem sucedido, mova a pinça para a saida de Neutro.

Esta documentação fornece uma visão geral da forma como o sensor Shelly Plus H&T actualiza os seus dados e comunica as informações do sensor. O dispositivo funciona em vários modos e utiliza diferentes mecanismos para a comunicação de dados, garantindo uma utilização eficiente dos recursos e actualizações atempadas.

Esquemas:

1. Despertar Prolongado (também conhecido como modo SET): O dispositivo fica acordado durante 3 minutos. O dispositivo torna-se acessível por IP/AP/ MQTT/BLE/WiFi/Cloud/outbound websocket. Durante este tempo, mede o ambiente circundante e actualiza apenas o visor, ignorando os limiares configurados.

2. Despertar rápido: Depois de o dispositivo entrar em modo de suspensão e 5 minutos depois, se os limiares definidos forem atingidos, o dispositivo mede os valores de humidade e temperatura, actualiza o visor e envia dados para a nuvem/mqtt/ via outbound socket com o estado.

Se o dispositivo não tiver despertado nos últimos 5 minutos, mede o ambiente a cada minuto e, se as alterações forem <0,1, mas inferiores ao limiar, apenas actualiza o visor.

3. Alimentado via USB:– O dispositivo vai reportar a cada 5 minutos independentemente do limiar definido.

4. Atualiza também periodicamente a cada 2 horas a partir da versão de firmware 0.12.0.

Para obter a hora actual e correcta e aplicar o modo de claridade pré-definido no “Modo Noite“ o Shelly Duo/RGBW ou Shelly Vintage precisam de estar sempre alimentados (ON).

O Shelly Plus H&T mede a temperatura a cada minuto. Se a flutuação de temperatura é mais de 0.2º C, mas abaixo do threshold(limiar configurado) da temperatura (0.5ºC) , o dispositivo actualiza apenas o valor no ecrã.

Apenas se a flutuação for superior ao threshold(limiar configurado) é que a actualização é reflectida na aplicação.

Mais informação sobre as caracteristicas em https://kb.shelly.cloud/knowledge-base/shelly-plus-h-t

O Shelly i3 e Shelly Plus i4 são um leitor de entrada de sinal e não têm função de interruptor (relé). O Botão de Ligar na aplicação apenas mostra o estado do interruptor físico ao qual o i3 ou i4 estão fisicamente ligados.

Pode usar o Shelly Dimmer2 para 110-220V AC e o RGBW2 para tensão de 12V-24V DC .

Apenas os dispositivos da serie Pro e Plus suportam scripting. Os scripts Shelly funcionam numa versão do mJS, que é parte da framework do Mongoose OS – https://shelly-api-docs.shelly.cloud/gen2/Scripts/ShellyScriptLanguageFeatures

Shelly 3EM, Shelly Pro 3EM são os únicos dispositivos Shelly que medem e registam amperagem.
Os dispositivos Plus and Pro medem amperagem mas não permitem registar a informação no histórico da Cloud.

Recomendamos o uso do Shelly EM / Shelly 3EM / Shelly Pro 3EM para monitorizar voltagem para tensão alternada (VAC) e o Shelly UNI para monitorizar voltagem em tensão continua (VDC).

Mais alguns exemplos de scripts são mostrados aqui – https://github.com/ALLTERCO/shelly-script-examples

A principal diferença entre os dispositivos da Gen. 1 e da Gen. 2 é o processador. A geração 1 utiliza o ESP8266 e a geração 2 utiliza o ESP32.

O dispositivo da Geração 2 (também chamado de Nova Geração) tem mais memória e um chip mais rápido.

São capazes de mais funções e características, e também suportam BLE (atualmente apenas inclusão), scripts personalizados, pedidos seguros (HTTPS e MQTTS), e uma opção de extensor de alcance Wi-Fi.

Sim, o dispositivo regista a utilização de energia continuamente guardando a mesma na memória interna no caso da ligação Wi-fi/ internet não estar disponivel. A informação pode também ser descarregada via formato .csv.

O Shelly 1 ou o Shelly Plus 1 são os mais adequados para serem utilizados nestas configurações. Dependendo do motor, pode precisar de dois dispositivos para cada posição.

Depende do dispositivo. Temos aparelhos alimentados com uma bateria, a 12V DC, entre 24 a 60V DC, e 110-230V AC +/-10%. Em cada produto da nossa loja, pode encontrar informações sobre a fonte de alimentação de que necessita para o utilizar.

Significa que pode ligar um tipo de tensão para alimentar o dispositivo (12V, 24-60V DC ou 110V-230V AC) e outro tipo de tensão para comutar a carga. Para referência de como ligar o Shelly, consulte – https://kb.shelly.cloud/knowledge-base/devices

A principal diferença entre a linha Shelly Pro e a linha Shelly Plus é que a linha Shelly Pro é montável em DIN (instalada dentro da caixa de disjuntores) e tem uma ligação LAN à Internet. Em termos de funcionalidade, ambas as linhas de produtos são iguais.

Existem 2 diferenças principais entre o Shelly Plus 1 e o Shelly Plus 1PM:

  1. Contactos secos – O Shelly Plus 1 tem contactos secos, enquanto o Shelly Plus 1PM não tem. Isto significa que com o Shelly Plus 1 pode ligar um tipo de tensão para alimentar o dispositivo (12V, 24-60V DC ou 110V-230V AC) e outro tipo de tensão para alimentar a carga. Isto não é possível com o Shelly Plus 1PM.
  2. Medição de potência – O Shelly Plus 1PM tem medições de potência e Protecção contra temperatura e sobrecarga.

O Shelly Plug tem um relé de 16A , enquanto que o Shelly Plug S/Plus Plug S tem um relé de 12A apenas, com sensor de temperatura interno para verificar a temperatura do PCB.

A saída do Shelly RGBW2 é um sinal PWM com uma frequência de 1kHz

O Shelly Plus 1 é um relé de 1 canal com uma carga máxima de 16A e contactos secos. O Shelly Plus 2PM é um relé de 2 canais com uma corrente máxima de 10A por canal e medição de potência. O Shelly Plus 2PM pode controlar motores bidireccionais, o que o torna adequado para a automatização e controlo de persianas, estores e toldos. O Shelly Plus 1 é adequado para portas de garagem devido aos contactos secos.

Este comportamento do produto pode ser observado devido a falhas de luz na rede eléctrica (reset pode ocorrer se falhar 3 ou mais vezes consecutivas que despoleta o reset do dispositivo) ou uso regular do botão de reset criando contacto inadvertido. No caso do botão sugerimos que vá ás definições do dispositivo e na opção “Restauro de Fábrica remova a opção de “Activar o restauro de sistema através do switch”.

A certificação UL é necessária para todos os dispositivos elétricos vendidos na América do Norte. Não é obrigatório para mais nenhum pais.

Informação adicional sobre a certificação UL dos dispositivos Shelly pode ser encontrada aqui – https://youtu.be/92b26PI6Z3c

Dispositivos com centificação UL e não-UL funcionam da mesma forma e são igualmente seguros. A diferença está nos componentes usados para produção destes dispositivos. A certificação UL requer o uso de componentes com certificação UL durante a produção, o que é também um dos motivos pela diferença no preço.

A temperatura ambiente máxima suportada é de 40 graus. Sem carga, a temperatura dos dispositivos ronda os 55-60 graus. A protecção contra sobreaquecimento desliga o dispositivo se atingir os 95 graus.

Por favor garanta que não são instalados em ambientes cuja temperatura seja muito alta. (não recomendado para telhados, luz directa do sol, etc.).

Garanta que não está a criar pontes entre o L e o N. Usar este tipo de ligação pode duplicar a corrente que passa entre os terminais o que pode causar sobre-aquecimento.

Na maioria das vezes, a razão para medições erradas é a cablagem errada. Verifique novamente a cablagem e certifique-se de que os transformadores CT estão instalados na posição correcta.

A nossa recomendação é utilizar o Shelly EM/3EM, Shelly Pro 3EM/ProEM-50 ligado a um contactor externo que tenha um relé com a capacidade que necessita.

Sim é possível controlar os dispositivos em conjunto através de comandos HTTP – https://shelly.cloud/documents/developers/ddd_communication.pdf , https://shelly-api-docs.shelly.cloud/ ou através de cenários criados na aplicação.

Sim, é possível. Os comandos são enviados localmente e funcionam mesmo quando não há acesso à Internet, mas tem sinal Wifi e conectividade local a funcionar.

O Shelly H&T pode ser alimentado com uma bateria ou um cabo Micro USB depois de instalar o acessório add-on no dispositivo.

O Shelly Plus H&T pode ser também ser usado directamente ligado com um cabo USB Tipo C.

Não há qualquer problema em utilizar as duas fontes de energia ao mesmo tempo.

Existe uma proteção interna que corta a tensão das pilhas e começa a utilizar apenas a fonte de alimentação USB.

Aconselhamos que verifique na aplicação se existem horários ou cenários configurados para os dispositivos em causa.

Para evitar que isso aconteça, um snubber RC deve ser ligado entre a saída e o neutro do circuito. Os circuitos de absorção de energia são usados para suprimir os picos de tensão causados pela indutância do circuito quando um interruptor, eléctrico ou mecânico, abre.

Os dispositivos ainda podem ser encontrados na sua rede. Pode verificar na página de configuração do seu router o estado e ip’s assignados na sua rede e verificar que dispositivo Shelly está presente e o seu endereço IP.

Outra forma é verificar o endereço IP do dispositivo usando a App da Shelly. Para fazer isto, clique na opção “Dispositivos Encontrados/detectados”. Irá ver uma lista de todos os dispositivos conectados á mesma rede que o seu telefone.

Pode ainda usar a aplicação para desktop chamada Shelly Device Finder, que pode descarregar aqui: https://www.shelly.cloud/en-bg/support-knowledge/support

É necessário cortar o conector preto e ligar o cabo vermelho e preto ao dispositivo como indicado no manual de utilizador.

É possivel controlar os dispositivos Shelly sem internet, mas necessita de configurar um servidor SNTP(Simple Network Time Protocol), para os dispositivos puderem obter informação sobre o tempo (horas). Sem este serviço configurado pode haver erros com os agendamentos configurados por a hora não estar certa.

Se o seu dispositivo for da primeira geração ou tiver ainda no ID do dispositivo um código com 6 digitos apenas, execute este comando: http://<ipdodispositivo>/longifyid.

O comando vai alterar e aumentar o ID do dispositivo de fora a poder adicionar á sua conta Shelly Cloud.

Se o comando não funcionar pode ter que atualizar primeiro o firmware e executar novamente o comando.

Se o dispositivo já tiver um ID com 12 caracteres, tem que ser o utilizador antigo (se foi comprado em 2ª mão ou mudou de conta tem que se fazer login na conta anterior) e carregar no icone do Lápis/Editar.

Carregue depois no caixote do lixo no dispositivo especifico que quer eliminar.

Depois pode fazer login na nova conta e adicionar o dispositivo.

Caso não tenha acesso á conta, terá que abrir um ticket junto do suporte para obter suporte adicional.
https://allterco.freshdesk.com/pt-PT/support/tickets/new

Experimente fazer um reset de fabrica e garanta que não exista nenhum dispositivo que esteja a ligar-se automaticamente á rede criada por perto (ponto de acesso).

Se o problema persistir experimente esquecer a rede sem fios e desligar a rede de dados móveis. Alguns equipamentos desligam-se das redes sem fios e ligam-se á rede móvel se não detectarem acesso á internet.

Aparece escrito no dispositivo 30-50V DC porque para ser certificado UL o mesmo é testado com tensão 20% acima e abaixo do valor marcado e declarado. Quer isto dizer que pode funcionar entre 24-60VDC também.

O Shelly 1/ Shelly Plus 1 ou RGBW2 podem ser usados para o sistema de rega.

O Shelly Plus 2PM/Shelly Pro 2PM tem gestão de sistema de estores para controlar o motor, contudo sensores adicionais não são reconhecidos e controlados pelo mesmo e não irão funcionar.

Não recomendamos o uso de relés para ligar / desligar a alimentação de sistemas de Ar Condicionado. O recomendado para estes sistemas, em termos de dispositivos da Shelly seria apenas se quiser controlar o consumo do dispositivo usar um 1PM/ ou EM.

O Shelly RGBW2 vem com um optoacoplador. Pode usar o mesmo se necessitar de usar um interruptor que funcione a 220VAC para controlar as fitas LED que funcionem a 12 ou 24VDC.

Sim,os dispositivos nova geração (Plus e Pro) ambos suportam MQTTs e scripting.
Os dispositivos de geração anterior/ Gen1 / 1ª geração não suportam MQTT com TLS nem scripting.

A saída no Shelly EM/3EM,  pode ser usada como interruptor para pequenas cargas (até 2A no Shelly EM e até 10A no Shelly 3EM). Opcionalmente pode ligar a um contactor externo e controlar cargas superiores dependendo das caracteristicas do contactor.

O Shelly RC snubber é compatível com todos os Shelly’s e recomendado quando são usar para controlar equipamentos com carga indutiva (motores elétricos, ventoinhas, aspiradores, frigoríficos, transformadores convencionais).

É necessário utilizar o RC snubber quando existe uma carga indutiva ligada ao dispositivo.

O Produto é compativel com o Shelly 1L e o Shelly Dimmer 2.

O Shelly bypass é uma solução necessária para situações especificas.
Deve ser considerada a sua utilização, quando não existe presença de neutro e a carga é inferior a 20W.

Informação Adicional: Este acessório versátil é compativel com o Shelly 1L e o Shelly Dimmer2, oferecendo integração sem complicações e performance melhorada para a sua configuração de casa inteligente.

A duração da bateria de cada dispositivo operado a bateria é indicada na página de cada artigo. Os testes realizados são com base nas defnições de fábrica, pelo que dependendo das configurações especificas e utilização a duração pode ser diferente da anunciada.

Não existe limite por parte da Shelly, dependerá da configuração e capacidade do router e limitação do mesmo para o limite de dispositivos conectados. Quando ligados á sua rede cada dispositivo funciona como um host/ dispositivo individual pelo que terá que verificar qual o limite do seu equipamento.

Pode ligar até 5x sensores de temperatura DS18B20.

Todos os dispositivos Shelly a bateria estão sempre por defeito em sleep mode. Estes dispositivos têm um processador de ultra baixo consumo que está a monitorizar o estado da bateria, os botões e os sensores do dispositivo. Quando algum dos indicadores sofrem alteração (carrega num botão, sensor detecta alteração na temperatura, etc.) este processador desperta o processador principal para transmitir a informação via Wi-fi de alteração de estado e volta novamente para sleep mode.

O máximo de carga dos Shelly 1/Shelly é de 16A. Se necessitar de usar o Shelly como interruptor para cargas superiores, recomendamos que ligue o Shelly a um contactor externo.

A voltagem aparece constantemente na aplicação e apenas o consumo é demonstrado e disponivel para consulta directa. Para verificar o histórico de voltagem terá que descarregar a informação através da interface WebUI do dispositivo (acessivel via IP).

Para usar o Shelly 3EM, Shelly Pro 3EM é obrigatório ter um neutro ligado ao Shelly.

Sim, o dispositivo cabe dentro da caixa Shelly Button.

Graças á funcionalidade de “Range Extender” disponivel nos dispositivos Pro e Plus, pode usar como ponto de acesso, contudo não recomendamos que o uso para outros dispositivos sem ser os dispositivos Shelly.

Os sensores da Shelly não devem ser usados no exterior porque não estão protegidos contra humidade / poeiras, pode colocá-los numa caixa estanque mas é recomendado a sua utilização apenas no interior para um maior tempo útil de vida.

O Shelly Wall Switch não tem qualquer funcionalidade sem um dispositivo Shelly ou similar.

Não, a saida do Shelly UNI funciona como um relé, pode usar de 24VAC ou 36VDC, com um máximo de corrente de 100 mA, 300mW em cada.

Sim, a nova geração de dispositivos (Shelly Plus e Shelly Pro) suportam acções HTTP/HTTPS.

Não, não é possivel.

Ambos os dispositivos funcionam apenas com as pinças de 120A e cada acessório vem calibrado para a porta especifica do dispositivo..

Não é possivel. Os dispositivos não são compatíveis com interruptores dimáveis.

Não recomendamos a utilização de outros acessórios uma vez que pode obter valores de leitura com erro.

Os interruptores da Shelly podem ser usados para ligar e desligar as ventoinhas de tecto, mas não permite controlar a velocidade da mesma. Nem com o Dimmer 2 é possivel controlar a velocidade.

Não é possivel, ligar fases diferentes ou voltagens diferentes vai danificar o dispositivo.

Apenas os dispositivos Shelly Pro têm ligação Lan.

O periodo de envio de estado está definido para 12h quando ligado a bateria e não pode ser alterado. O dispositivo irá acordar se existe registo de alteração de temperatura ou humidade com base nos limites configurados. O mesmo se aplica para o Shelly Door Window 2, Shelly Flood.

Não,o protocolo é usado apenas para inclusão de dispositivos..

Apesar de ser tecnicamente possivel, não aconselhamos que o faça para garantir uma leitura com precisão e integridade na performance. Quanto maior o cabo menor a precisão e maior o tempo de resposta.

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O periodo de envio de estado está definido para 12h quando ligado a bateria e não pode ser alterado. O dispositivo irá acordar se existe registo de alteração de temperatura ou humidade com base nos limites configurados. O mesmo se aplica para o Shelly Door Window 2, Shelly Flood.

Medir uma carga em DC é possivel apenas com o Shelly UNI. Para descobrir como fazer isso, recomendamos que verifique as especificações do aparelho na nossa base de dados: https://kb.shelly.cloud/knowledge-base/shelly-uni

Para medir a humidade pode usar um Shelly Plus Uni ou o Plus Add-on ligado a um Shelly Plus 1/1PM/2PM/I4 e um sensor de humidade para ser interpretados pelo Shelly.

Sim, é possivel com um Shelly EM/3EM оu Shelly Pro 3EM.

Sim. Para isso pode usar um reed Switch ligado ao input “SW” ou usar o Shelly Plus Add-on com o Shelly Plus1 .

Os dispositivos Shelly suportam URL’s para acções “locais”. Isto permite aos dispositivos invocar acções não apenas noutros dispositivos mas também no próprio, Para executar uma acção local o URL da acção a desempenhar deve ter o prefixo http://localhost/ .

Se estiver a encontrar dificuldades com a calibração, existem alguns passos que pode seguir para identificar e resolver o problema.. Primeiro garanta que o modor que está a tentar controlar é alimentado por corrente alternada (AC) e que está a funcionar (existe tensão e corrente no circuito). Cada estore ou dispositivo deve usar apenas 1 Shelly para garantir uma performance ideal e a correcta calibração da posição do estore.

Dicas Adicionais Se a calibração continuar a falhar, tente ajustar as definições de tempo de abertura e fecho do estores através da aplicação ou directamente através da interface Web do dispositivo. No caso do Shelly 2,5 defina um máximo de 120 segundos e para o Plus2PM/ProDualCover, configure um máximo de 300 segundos. Adicionalmente verifique a página de documentação para poder encontrar mais informação para identificação e correcção do problema:: Shelly Troubleshooting Documentation

A atualização do estado está pré-definida para uma performance optimizada. Para o Shelly H&T, está configurado a atualizar a cada 12 horas, e para o Shelly PlusH&T, a cada 2 horas quando ligados a bateria. Contudo, mesmo com estas definições, o dispositivo continua a funcionar e a responder aos limites definidos para temperatura e humidade, atualizando os valores quando a configuração assim o exige.

Informação Adicional: Aprenda mais sobre os esquemas de atualização do Shelly PlusH&T na página de suporte da Shelly:: Shelly Plus H&T Reporting Schemes

Grupos e cenários são guardados em dois locais diferentes na App da Shelly. Podem ser salvos numa divisão ou na Dashboard principal, Verifique em ambos para encontrar o cenário/grupo criado.

Sim. É possivel controlar localmente usando o servidor web próprio de cada dispositivo (acessivel através do IP do Shelly num browser) ou através de MQTT.

É recomendado usar o acesso à Cloud de forma a ter uma melhor experiência com o produto. Se os dispositivos não tiverem o acesso à cloud ativo, recomendamos o uso de um controlador local e garanta que a rede não está sobrecarregada.

Isto é possivel depois de carregar no botão de Definições/Settings no canto superior direito da aplicação e carregar no icone onde tem um lápis.

Necessita primeiro de verificar qual o endereço IP do dispositivo. Ao aceder ao IP no browser vai ter acesso á interface local do Shelly, pode agora ativar a funcionalidade nas definições avançadas de programador.

Em cada dispositivo nas definições tem uma opção de “Partilha”. Pode partilhar com um máximo de 100 membros por cada dispositivo individual Shelly.

O limite é de 100 entradas no total (não por dispositivo) e não pode ser alterado. Adicionalmente, não podem ser apagados, fica sobreposto por uma nova entrada quando é atingido o limite..

Para criar um cenário, carregue no botão localizado no canto superior direito do ecrã e seleccione “Adicionar cenário” do menu drop-down. Coloque o nome do cenário e seleccione a divisão em que o cenário vai estar localizado. Seleccione depois uma foto adequada ou faça o upload de uma imagem do seu dispositivo.

O Cenário é dividido em 2 estágios principais:

  1. “Quando” -Refere-se ás condições que devem ser cumpridas para activar o cenário. Pode adicionar condições dependendo do tipo de dispositivo ou tempo. A aplicação Shelly Smart Control suporta a inclusão de várias condições que devem ser cumpridas para activar o cenário. Se quiser adicionar mais condições tem que seleccionar o botão “E”/”And”.
  2. “Faz” – refere-se á acção/cenário que deve ser activado quando as condições “Quando” forem cumpridas.

Por exemplo: (When/Quando) o Shelly Motion detectar movimento depois das 10PM. (Do/Faz) Shelly Dimmer liga as luzes a 50% de intensidade.

Se a performance de um cenário depender de mais do que um sensor ou aparelho use antes a opção “Ou”/”OR”.

Através de: https://home.shelly.cloud / https://control.shelly.cloud no browser. Conseguirá controlar os seus dispositivos associados á sua conta através do PC.

A geração antiga de dispositivos não suporta cloud e MQTT ao mesmo tempo. A única exceção a esta regra é o Shelly H&T e Shelly Flood.

Reinicie o seu router e tente adicionar novamente o dispositivo. Se o dispositivo continuar a não ser incluído com sucesso, verifique o endereço de IP do shelly e tente aceder á página via browser. Na webui, verifique no canto direito se o separador Tempo está a funcionar. Se não, significa que o seu dispositivo não está a ligar á internet e o problema pode ser do gateway , firewall, DNS, etc.

Note que as contas para fazer encomendas (shelly.cloud) e da plataforma para controlar os dispositivos (home.shelly.cloud) são diferentes e funcionam de forma independente. Verifique se está a fazer login com a conta correcta.

Se não se recorda da palavra-chave pode carregar na opção “Esqueci-me da Password” na plataforma que perdeu o acesso. Se não receber o email de recuperação, verifique a pasta de SPAM do cliente de email ou entre em contacto connosco.

Pode usar a funcionalidade na aplicação da Shelly no separador Todos os Dispositivos, carregue no icone de Wi-fi, seleccione os dispositivos que quer alterar a rede ou Seleccionar Todos e carregue em Alterar. Necessita de estar ligado ainda á rede anterior e a nova rede a emitir para que possa desvincular de uma rede e ligar à nova rede caso contrário terá que fazer a reposição de definições de fábrica no dispositivo e voltar a configurar novamente.

De modo a receber notificações de alteração do estado do sensor Door/Window 2,necessita de criar um cenário e adicionar o dispositivo a uma zona de alarmistica.

Os canais num dispositivo Shelly com mais de um canal, aparecem separadamente na aplicação. Isto acontece porque são independentes uns dos outros, podendo desta forma criar cenários diferentes por canal.

Experimente definir um IP estático no dispositivo que está com dificuldades fora do range que está a ser usado pelo DHCP. Verifique o valor do sinal wireless ( RSSI) :


Verifique que o seu router não tem funcionalidades avançadas habilitadas que possa interferir com o normal funcionamento do Wireless, apesar de na maioria dos casos serem benéficas para o sinal sem fios, pode criar problemas de conectividade para os dispositivos de domótica, verifique também se o canal que está definido na sua rede é o apropriado, que está a usar uma rede 2.4GHz apenas para os dispositivos da Shelly. Se o problema persistir, contacte por favor o suporte para despiste adicional.

Para receber notificações tem que ter um cenário criado para tal, não funciona por defeito e garanta que tanto nas definições da aplicação como nas definições do telefone as notificações estão habilitadas e permitidas.

A maioria dos dispositivos salva os logs na Cloud da Shelly e requer ligação á mesma. Por favor garanta que o acesso á Cloud está activo na aplicação e que tem acesso á internet.

Verifique se consegue aceder ao dispositivo via IP. Se conseguir aceder ao mesmo, então trata-se de uma dificuldade com a ligação á Shelly Cloud. Experimente reiniciar a aplicação da Shelly ou reiniciar o equipamento. Se persistir pode experimentar fazer reposição de fábrica antes de contactar o suporte para identificar uma possivel avaria.

Não, o serviço Shelly’s cloud é gratuito para todos e permite controlar os dispositivos de qualquer local.

Necessita de confirmar o endereço de email. Pode fazer isso carregue no icode de definições (roda dentada) no canto inferior direito ao lado do +. E na opção de Privacidade, confirme que a notificação está habilitada.

Para aceder ao histórico do consumo do dispositivo é necessário que o seu dispositivo tenha acesso à Shelly Cloud.

Tem que garantir que as seguintes portas estão abertas na sua rede para tudo funcionar como esperado – 6010, 6011, 6012, 6020, 6021, 6022, 6110, 6113, 5353, 443.

O Shelly i3 e Shelly Plus i4 são dispositivos de leitura de entrada e não têm interruptor (relé). O botão de ligar/desligar na aplicação serve apenas para mostrar o estado do botão físico.

As contas premium obtêm as seguintes vantagens:

  • Registo de eventos alargado (100 eventos por dispositivo)
  • Visualização alargada de dados estatísticos (intervalos de 1 minuto)
  • Acções virtuais Alexa adicionais (100 acções virtuais Alexa)
  • Widget de informação meteorológica (dados meteorológicos em tempo real)
  • Execução de cenas de previsão meteorológica
  • Remoção de luzes esquecidas
  • Painéis de controlo adicionais (até 20 painéis de controlo)
  • Widgets adicionais (até 80 widgets por painel)
  • Deteção de falhas de dispositivos (brevemente)
  • Relatórios mensais de energia (em breve)

Esclarecimentos adicionais: A cobrança é feita após os 3 meses de oferta. Se o utilizador cancelar durante o período experimental, não poderá retomar o tempo restante da oferta e passa automaticamente à versão paga.

Existem 3 tipos de condições, utilizados para diferentes fins – “Uma vez”, “Repetidamente” e “Em qualquer alteração”.

“Uma vez” – quando a condição predefinida for atingida, a cena será activada apenas uma vez. Para que a cena seja novamente activada, a condição “QUANDO” tem de ser repetida. Se introduzir adicionalmente um tempo no campo “A condição é válida”, a cena só arranca quando o estado “QUANDO” existir pelo menos durante esse tempo.

Exemplo: Tem uma cena (Quando / When) uma porta é aberta, (Faz / Do) envia uma notificação push. Se estiver definido para Uma vez: 0 min – a ação “fazer / Do” será desencadeada imediatamente quando a porta for aberta. Se estiver definido para Uma vez: 2 min – a ação “fazer / Do” será desencadeada 2 minutos depois de a porta ter sido aberta.

“Repetidamente” – O estado “Quando / When” é constantemente consultado a cada minuto completo. E todas as acções “Fazer / Do ” definidas também são consultadas a cada minuto se o estado “Quando / When” não for alterado.

Exemplo: Tem um cenário (Quando / When) consumo> 15 W, (fazer / Do) enviar uma notificação push. A cena verifica o consumo a cada minuto e, se for > 15 W, envia uma notificação.

“Em qualquer alteração” – Esta condição é utilizada principalmente para monitorizar a temperatura ou o consumo de energia. Quando este tipo de condição é escolhido para o valor de X, activará sempre o mesmo Cenário/Cena quando as condições predefinidas forem cumpridas em cada alteração.

Exemplo da diferença entre “uma vez” e “em qualquer alteração”:

Temos uma Cena com (Quando / When) Temperatura > 10 graus, (DO) Enviar notificação.

Digamos que a temperatura atual é de 6 graus. A temperatura atinge os 12 graus. Tanto “uma vez” como “em qualquer alteração” serão accionados e enviarão a notificação. A temperatura muda novamente e é agora de 15 graus. “Uma vez” não será accionado, mas “em qualquer alteração” sim.

Para tentar resolver o problema faça logout/login e verifique se o problema persiste. Se necessário contacte o nosso suporte técnico.

Sim, Alexa permite gestão de percentagem de abertura dos estores elétricos.

Sim, é possível controlar as persianas com o Google Home.

Depois de definir atalhos com acções HTTP relevantes, será possível controlar os dispositivos com o assistente de voz Siri.

Os dispositivos da geração antiga não suportam integração entre serviços de cloud, mas é possivel usar o Homekit se flashar os dispositivos com um firmware de terceiros – https://github.com/mongoose-os-apps/shelly-homekit .

Sim, a ligação à nuvem é um requisito.

Sim, é necessário ter uma ligação à Internet.

Os dispositivos da geração 2 têm uma API de dispositivo, não uma API REST. A documentação pode ser encontrada em: https://shelly-api-docs.shelly.cloud/gen2/

Os dispositivos Shelly são compatíveis com Alexa, Google Home, SmartThings. Se uma marca diferente também os suportar, podem interagir uns com os outros num sistema integrado.
Outra opção é utilizar o corretor MQTT, desde que a outra marca suporte a ligação MQTT.

Para começar, abra a app da Alexa e vá até ao separador Skills. No campo de pesquisa pesquise por “Shelly Cloud”, carregue sobre o mesmo e seleccione “Enable Skill”. Quando a Shelly Cloud Skill estiver ativa, será redireccionada automaticamente para a página  https://home.shelly.cloud/, onde deverá fazer o log in na sua conta. Depois do login, use o assistente de voz: “Alexa, procura por novos dispositivos / Alexa, search for new devices.” O seu dispositivo Alexa irá procurar por novos dispositivos Shelly.

Tem de ativar o Shelly Cloud Skill. Depois de o fazer, será redireccionado automaticamente para o formulário “Log in”. Introduza as credenciais da sua conta Shelly Cloud. Depois disso, os seus dispositivos aparecerão.

Pode acionar as rotinas do Amazon Alexa usando qualquer dispositivo Shelly. Para fazer isso, pode escolher um recurso do dispositivo e criar um cenário na aplicação Shelly Cloud.

Pode encontrar um tutorial em vídeo detalhado em:

O assistente de voz reconhece o dispositivo apenas como um relé e não pode receber informações dos sensores. Essa integração está implementada apenas na nossa APP Shelly Cloud, mas os assistentes de voz não a suportam.

Pode usar a funcionalidade de alterar a rede Wifi de todos os dispositivos em simultâneo mas para isso necessita de ter acesso ao seu router antigo a emitir a rede original. Pode também tentar colocar o mesmo SSID e password no novo router. De outra forma apenas fazendo reset de fábrica e adicionar manualmente cada um dos seus Shellys á nova rede.

Basta remover e voltar a fazer a ligação da sua conta da Amazon para resolver o problema.

Um possivel motivo para este problema é a falta de ligação á internet ou à Cloud. Desative / ative o acesso á cloud, reinicie a aplicação ou o equipamento. Se persistir poderá ter que restaurar as definições de fábrica e voltar a tentar.

Os 2 modos estão a funcionar em 2 firmwares diferentes. Por isso não é possivel alterar os modos usando os comandos de voz.

Os dispositivos da GEN 1 não suportam o Matter.
Estamos a trabalhar na compatibilidade do Matter com os dispositivos da GEN 2 (séries PRO e Plus) com firmware separado.
No entanto, não temos de momento data de chegada prevista.

Z-Wave é um protocolo de comunicação de rede sem fios poderoso e confiável usado em milhões de produtos Smart Home à escala global. Funciona com baixo consumo e não interfere com sinais Wi-Fi tradicionais (2.4GHz / 5GHz) por operar numa frequência diferente (800-900MHz). Quando integrado com os seus artigos do dia a dia como tomadas electricas e luzes, permite que os mesmos se tornem inteligentes, comunicando entre eles e permitindo o controlo remoto de dispositivos de qualquer lugar. Os dispositivos Z-wave oferecem comunicação via redes Mesh, encriptação(AES-128) além de comunicar com qualquer outro dispositivo Z-wave independentemente da marca.

A rede mesh Z-Wave’s é um meio de comunicação bi-direccional que facilita a comunicação entre dispositivos adicionados a uma rede Z-wave. Em vez de ter um controlador central a gerir os dispositivos na sua instalação, cada dispositivo Zwave pode enviar e receber comandos de outros controladores ou dispositivos. Os comandos pode ser redireccionados de um dispositivo para outro, na instalação existente, incluindo sobre obstáculos ao contrário de sistemas de rede sem fios tradicionais.

A arquitectura de rede mesh permite que cada dispositivo funcione como um repetidor, aumentando o alcance e confiança no funcionamento. Este sistema garante que os comandos são entregues correctamente mesmo em ambientes em que o sinal de Wi-fi é fraco ou está distante devido á capacidade de repetição entre dispositivos. Adicionalmente a rede é resiliente permitindo roteamento por entre outros dispositivos mesmo que um falhe mantendo o funcionamento da mesma e evitando falhas no funcionamento.

Ao usar as capacidades de rede da mesh Z-Wave’s os utilizadores podem criar ecosistemas que oferecem conectividade abrangente entre dispositivos.

A rede Z-Wave opera uma frequência diferente (800-900 MHz) comparando com outros aparelhos wireless como os routers de banda larga e dispositivos tradicionais (2.4 e5 GHz). Como resultado, a rede permanece estável e sem interferência destas tecnologias e podem coexistir com outros dispositivos electrónicos.

Por usar uma frequência diferente, Z-wave evita interferência de diferentes tecnologias sem fios garantindo uma comunicação ininterrupta e confiável entre os dispositivos. Esta escolha permite que os dispositivos funcionem em conjunto com os restantes equipamentos sem afectar a sua performance.

Adicionalmente, a rede Z-Wave usa um poderoso mecanismo de correcção de erros (FEC- forward error correction ou correcção de erros de encaminhamento) que minimiza o impacto e interferência no funcionamento da rede. Este mecanismo ajuda os dispositivos Z-wave a recuperar pacotes perdidos causados por interferencia, garantido uma comunicação robusta.

O uso de frequência especifica, combinado com mecanismos de correcção de erro, torna a Z-wave uma tecnologia ideal para casas inteligentes.

Uma rede mesh Z-wave permite a utilização de até 232 dispositivos, o que é suficiente para a maioria das habitações onde são instaladas. Os dispositivos Z-wave operam entre si e criam uma rede que é auto-configurável e recupera de forma automática a falhas de dispositivos, garantindo a comunicação sem interrupções entre dispositivos que não estejam ao alcance directo do gateway.

A rede Mesh permite a comunicação entre todos os dispositivos e envio de comandos e informação até ao gateway e vice-versa, mesmo quando está mais longe. Ao criar uma rede mesh os dispositivos permitem a expansão do alcance e cobertura da rede, permitindo uma maior flexibilidade e conveniência dos utilizadores.

Os dispositivos Z-Wave usam um algoritmo de roteamento de dados que permite aos dispositivos emitir sinais de forma dinâmica para o caminho mais eficiente, optimizando a performance da rede. Este abordagem garante que os sinais são transmitidos rapidamente e eficientemente, minimizando atrasos e melhorando a experiência do utilizador.

Z-Wave é uma tecnologia de baixo consumo e altamente eficiente. Apesar de os hubs /gateways necessitarem de alimentação constante para manter a rede a funcionar, a maioria dos dispositivos que operam em Z-wave são capazes de ser alimentado apenas a abateria por um ano ou mais antes de necessitar de alterar a bateria conforme a utilização. Outros dispositivos podem ser utilizados através de ligação á tomada ou atrás da mesma. Adicionalmente a tecnologia Z-wave suporta o controlo de fichas AC, permitindo aos utilizadores criarem ecosistema energeticamente eficientes atravbés da monitorização e ligar/desligar as mesmas.

Por exemplo, um relé 1PM que use Z-wave consome menos de 0.4watts, tornando-o um dispositivo energeticamente eficiente que pode ser integrado em qualquer casa inteligente para monitorizar e controlar o consumo de energia. Ao usar tecnologia Z-wave os utilizadores pode criar uma casa inteligente de forma conveniente e eficiente permitindo poupar dinheiro e minimizar o impacto no ambiente.

Z-Wave é uma protocolo de tecnologia sem fios que opera numa frequencia diferente que o Wi-Fi. Especificamente o Z-wave opera numa banda sub-GHz (entre 800-900MHz) enquanto que o Wi-fi padrão funciona nos 2.4 GHz ou 5 GHz bands.

Ao usar uma frequencia inferior permite ao sinal Z-wave penetrar por paredes e outros obstáculos (depende do material) ao contrário das redes Wi-Fi. Isto significa que os dispositivos pode transmitir por distancias superior e através de materiais sólidos. A serie 800 Z-wave foi testada e pode chegar a distâncias até 100m ou mais no exterior (ainda a ser testado com diversas configurações).

Adicionalmente os dispositivos Z-wave utilizam rede mesh o que significa que cada dispositivo funciona como um repetidor aumentando ainda mais o alcance da rede.

Desta forma, os dispositivos Z-wave são recomendados para aplicação em sistemas de automação onde o alcance e estabilidade são essenciais.

A rede Z-Wave é desenhada para ser segura e inclui encriptação como uma das suas funcionalidades chave. Z-wave usa um protocolo de comunicação proprietário com encriptação AES-128 para comunicação segura entre dispositivos. Esta encriptação ajuda a prevenir acesso não autorizado á rede e protege a privacidade da informação transmitida entre os dispositivos.

Adicionalmente á encriptação, Z-wave também usa uma chave de rede unica para cada instalação o que aumenta ainda mais a segurança. Esta chave é usada para autenticar os dispositivos que tentam juntar-se á rede para prevenir dispositivos não autorizados de acederem á rede.

De modo geral, o uso de encriptação por Z-Wave’s e outras funcionalidades de segurança fazem os artigos Z-wave uma escolha segura para automação da sua casa ou escritório

Z-Wave SmartStart é uma funcionalidade do Z-Wave desenhado para simplificar e agilizar o processo de adicionar novos dispositivos á sua rede de casa inteligente. Dá aos utilizadores a possibilidade de adicionar dispositivos rapidamente e facilmente, sem ser necessárias configurações complexas.

A funcionalidade SmartStart vem pré-configurada nos novos dispositivos Z-Wave com toda a informação que necessita para os adicionar a uma rede. Esta informação inclui o ID de rede(network ID), chave de encriptação e outras definições relevantes.

Para adicionar um novo dispositivo usando SmartStart, o utilizador apenas tem que ler o código QR com o seu Hub compativel ou a aplicação do sistema de Smart Home que tenha no seu smartphone. O Hub ou app irá automaticamente detectar o dispositivo, adiciona-lo á lista de dispositivos a integrar, e assim que conectado á alimentação pode iniciar o processo de emparelhamento. O dispositivo será depois adicionado á rede, sem necessitar de configurações adicionais.

Qualquer dispositivo SmartStart é adicionado com suporte a encriptação S2 (AES-128).