A Shelly lançou uma nova iniciativa para tornar os webinares acessíveis a todos, e não apenas aos seus parceiros de venda e instalação. Estes webinares têm como objetivo a apresentação de novos produtos e tecnologias, bem como a criação de um espaço para esclarecer dúvidas, diretamente com os responsáveis pelos dispositivos, relativamente à sua utilização e funcionalidades.
Nesse contexto, partilhamos abaixo um resumo do novo LoRa Add-on, que deverá ficar disponível no mercado após o lançamento do firmware 1.6.
Para quem tiver interesse em participar nestes eventos, recomendamos seguir o grupo oficial da Shelly no Facebook — Shelly Support Group (English Version) — onde costumam partilhar os anúncios com alguma antecedência, permitindo a inscrição atempada.
Shelly LoRa Add-on: Quebrar Barreiras
O LoRa Add-on foi concebido para expandir as opções de comunicação dos dispositivos Shelly das gerações mais recentes e, atualmente, é compatível com os modelos listados abaixo:
- 1 Gen3
- 1PM Gen3
- 2PM Gen3
- EM Gen3
- Dimmer 0/1-10v PM Gen3
- DALI dimmer Gen3
- 1 Gen4
- 1PM Gen4
- 2PM Gen4
Esta lista será atualizada à medida que for confirmada a compatibilidade com novos dispositivos.
Para utilizar a funcionalidade de comunicação via LoRa, é necessário que o dispositivo Shelly esteja atualizado para a versão de firmware 1.6 ou superior. À data de publicação deste artigo, não se prevê uma compatibilidade com dispositivos de gerações anteriores.
Este add-on permite resolver problemas de comunicação em locais onde o sinal Wi-Fi não chega ou é instável — seja em espaços fechados, como entre pisos de um prédio e a garagem, ou em áreas abertas e de longa distância, como terrenos agrícolas ou entre a porta de casa e o portão automático da rua.
Além de oferecer maior alcance, representa uma solução mais económica em comparação com alternativas como extensores de sinal, antenas direcionais Wi-Fi, sistemas solares para alimentar routers 4G com Wi-Fi, entre outras soluções. É também especialmente útil em contextos onde tecnologias como Zigbee ou Z-Wave não são viáveis.
Para funcionar, são necessários dois dispositivos Shelly compatíveis e dois LoRa Add-ons — um conjunto (Shelly + Add-on) atua como emissor e o outro como recetor, permitindo uma transmissão fiável de dados, a distâncias de até 5 km em espaço aberto.
O alcance pode variar consoante o ambiente, a presença de obstáculos, interferência eletromagnética ou o alinhamento entre os dispositivos. Em testes realizados em zonas com condições ideais e mínima interferência, foi possível estabelecer comunicação entre dois pontos a uma distância de até 11 km.
É ainda possível criar redes mais complexas, como um emissor para vários recetores, vários emissores para um único recetor, ou outras configurações, desde que todos os dispositivos estejam corretamente programados e configurados.
Depois de ligar o LoRa Add-on ao Shelly — da mesma forma que o Add-on de sensores, através dos pinos na parte traseira do dispositivo — é necessário configurar a região, a sub-banda de transmissão, o canal e o data rate (spreading factor).
Adicionalmente, enquanto o Shelly Protocol não estiver disponível no mercado, esta funcionalidade estará acessível apenas via Scripting. Isto significa que são necessários conhecimentos de programação para definir o comportamento do emissor e do recetor, bem como a mensagem a transmitir. A configuração anterior refere-se apenas ao meio de comunicação.
Teremos em breve um tutorial dedicado a este processo, cujo link será incluído neste artigo assim que estiver disponível.
Embora este Add-on utilize a tecnologia LoRa (Long Range), um método de modulação de espectro alargado concebido para comunicações sem fios de longo alcance e baixo consumo energético, não utiliza o protocolo LoRaWAN, que é uma camada de rede que opera sobre LoRa.
Por isso, após a configuração inicial e até ao lançamento do Shelly Protocol — que será uma solução mais leve em termos de recursos — a mensagem a transmitir entre dispositivos, bem como a ação a executar, terão de ser definidas através de scripting, o que exige conhecimentos básicos de programação.
Mais informação sobre LoRa e LoRaWAN pode ser consultada aqui.
6 Grandes Benefícios da Utilização do LoRa
- Ultra baixo consumo de energia – Os dispositivos são otimizados para operar em modo de baixo consumo e podem funcionar até 10 anos com uma única bateria tipo moeda, dependendo do protocolo utilizado;
- Alcance alargado – As gateways LoRa conseguem transmitir e receber sinais a distâncias superiores a 10 quilómetros em zonas rurais e até cerca de 3 quilómetros em ambientes urbanos densos;
- Boa penetração em estruturas – As redes LoRa oferecem uma cobertura eficaz no interior de edifícios, incluindo estruturas de vários andares;
- Funcionamento em banda de frequências livre de licença – Não é necessário pagar licenças para utilizar esta faixa de comunicação sem fios;
- Implementação flexível (pública e/ou privada) – É possível criar redes públicas ou privadas utilizando o mesmo hardware (gateways, dispositivos, antenas) e software;
- Segurança – A comunicação entre o dispositivo final e o servidor de aplicações é protegida por encriptação AES-128.
Limitação:
Apesar das suas vantagens, uma das principais limitações atuais é o tamanho da mensagem: apenas é possível transmitir até 255 bytes por mensagem, o que pode ser um constrangimento em algumas aplicações.
Exemplos de Possíveis Utilizações
- Controlo de iluminação exterior: Ligar ou desligar luzes, verificar o seu estado (ligadas, desligadas ou com falhas de funcionamento);
- Aplicações na agricultura: Receber dados de sensores, controlar sistemas de rega e fazer monitorização remota de terrenos;
- Gestão de parques de estacionamento subterrâneos: Monitorizar e controlar equipamentos em locais de difícil acesso com cobertura Wi-Fi limitada;
- Cenários de longo alcance: Ideal para situações onde tecnologias como Wi-Fi, BLE, Zigbee ou Z-Wave não oferecem o alcance necessário e os restantes dispositivos Shelly não são uma opção viável.